Abastecimento Em Voo (REVO) EP. 766

161 mil visualizações128

    Faça parte do nosso clube de assinatura! www.aerobook.club/

    Escute o novo episódio do podcast Atenção, Passageiros! open.spotify.com/episode/4G70...

    Lito, uma pergunta. Como é feito o abastecimento de um avião em voo?

    A resposta para a pergunta de hoje é muito fácil. Como abastecer um avião em voo? Você pega uma estrada bem comprida e vai correndo nela com um caminhão de gasolina, aí é só voar com o avião na mesma velocidade ao lado do caminhão e subir a mangueira até o bocal de abastecimento com uma corda e encher o tanque.

    Ah vá! Tá achando que é trollagem? Não acredita? Dá uma olhadinha então no Episódio 153 -

    Mas deixando de lado a ideia desses dois rapazes, o reabastecimento em voo é uma das missões mais importantes da aviação militar e também uma das mais perigosas. E levando em conta que as fases mais críticas do consumo de combustível de um avião são a decolagem e a subida, o reabastecimento em voo aumenta em muito o alcance da aeronave depois de abastecida.

    O abastecimento em voo começou nos primeiros tempos da aviação quando aviadores levavam recipientes com combustível e jogavam nos tanques para aumentar o alcance. Não precisava ser nenhum gênio para saber que um tanque maior resolveria o problema, uma vez que o peso do combustível já estava a bordo, mas alguns tiveram uma genialidade ainda maior levando os recipientes e passando para outros aviões em voo andando sobre as asas.

    Em 1923 testaram um método que fazia mais sentido com dois aviões voando em formação e o de cima baixando uma mangueira que era ligada no bocal de abastecimento do que voava abaixo e a transferência era feita por gravidade.

    Tudo com muita segurança, só que não, agora dá um play e vem conhecer mais sobre como é feito o abastecimento de um avião em voo?


    ✅ Gostou desse vídeo?
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

    OBRIGADO POR ASSISTIR LITO SOUSA EM MAIS UM VÍDEO DO AVIÕES E MÚSICAS
    Lito Sousa é mecânico de uma grande cia aérea a mais de 35 anos e agora piloto formado trabalhando desde 1986 com aviões comerciais. Como um amante da boa música, Lito Sousa criou o seu canal do BRcall para compartilhar com mais pessoas a paixão por aviões e também música.
    Todos os dados e conteúdos deste vídeo são escritos e revisados por Lito Sousa além de toda equipe do canal Aviões e Músicas para que o melhor conteúdo possível chegue para você. Não deixe de seguir o Lito Sousa também nas outras redes sociais.

    ✍️ Deixe seu comentário
    📢 Compartilhe com os amigos
    ✈ O Canal Aviões e Músicas foi feito para descomplicar a aviação e complementar as informações do blog www.avioesemusicas.com

    ✈ Seja Membro do Canal Aviões e Músicas: bit.ly/ApoiarCanal
    ✈ Loja do Aviões e Músicas: bit.ly/LojinhaAeM
    ✈ Livro do Lito Sousa: bit.ly/livrosDoLito
    ✈ Contato Comercial: comercial@avioesemusicas.com
    ✈ Escreva para o Aviões e Músicas: Caixa Postal 3008
    CEP 07190-972 - Guarulhos/SP

    Mídia Social
    ✈ Twitter: @avioesemusicas
    ✈ Instagram: avioesemusicas
    ✈ Facebook: avioesemusicas

    ✈ Faça parte do único clube de assinaturas sobre aviação: www.aerobook.club/

    ✈ Apresentação e adaptação: Lito Sousa
    ✈ Produção executiva e direção geral: Mila Seidl
    ✈ Produção e captação: Ana Beatriz Reis
    ✈ Edição e finalização: Marco Hartmann
    ✈ Roteiro: Chila Bauer
    ✈ Marketing digital: Bruno Triaquim e Larissa Alves
    ✈ Produção e mídias sociais: Natã Romualdo
    ✈ Vinheta de abertura: Maurício Duarte / Ivo Duran (@ivoduran)
    ✈ Motion graphic: Sergio Marques


    00:22 Deixe o like!
    00:42 Lito no Top Gun
    01:53 Como abastecer um avião em em voô?
    02:44 Os primórdios do abastecimento em voô
    04:18 Sonda e Drogue (Probe and Drogue)
    06:19 "Flying Boom" - Lança Voadora
    11:10 Como funciona o abastecimento com Sonda e Drogue


    Disclaimer: “The views expressed in this video are my own. They have not been reviewed or approved by United. I do not speak for United.”

    "Os pontos de vista aqui apresentados são apenas meus e não foram revistos e aprovados pela United. Eu não falo em nome da United."

    Publicado em Mês atrás

    Comentários

    1. Lúcio Vercílio

      Eu ficava loko quando falava "olha o mig", kkkkk

      1. JohnWolf

        eu fiquei meio confuso quando eu vi o filme, tipo, eram F5's sovieticos??? kkkkk depois comecei a entender que era impossivel achar migs reais para fazer o filme

      2. Sokol10

        @Renan 'RenanMsV' Sorte que nãom CGI estraga filmes com combate aéreo, e o CGI da década de 80 - TRON, The Last Starfighter... era bem precário. E além do mais o "Average Joe" - público alvo do filme, nem imaginava a foram de um MiG.

      3. Eduardo Stern

        O mais ridículo de tudo é que o "MIG" tinha um número par, tipo MIG 28...

      4. Pedro Aleluia

        @Renan 'RenanMsV' Não era questão de simular por computador no filme, na vida real eles usavam F-5s no treinamento mesmo porque era o que mais se comparava à agilidade dos MiGs

      5. Renan 'RenanMsV'

        poderiam usar CGI mas acho que pela tecnologia da época n iria parecer tão realístico

    2. Carlyle Souza

      Lito uma pergunta, a "carenagem" do avião e trocada com que frequência, essa deterioração acontece de acordo com o material empregado nos aviões, como os compositos.

    3. Marcos Souza

      Lito uma sugestão! Fazer um vídeo específico sobre o Mig!! Sucesso meu amigo! ! !

    4. Chikititus

      minha cabeça toda vez q o lito diz LANÇA: "Espirra o lança"🎵🎶

    5. CIDÃO NO JAPÃO

      Muito loco esses abastecimento em voos top demais esse vídeo valeu abraço direto do Japão 🇯🇵

    6. Sidnei Teixeira da Silva Junior

      sou terraplanista, curti essa camiseta ai vou comprar ahhaaha, video top like!

    7. Arthur Pacifico

      Massa demais

    8. kaique9021

      11:38 to jogando muito lol, achei que era o kog maw

    9. Solarium Spirit

      Eu tb fiquei impactado com essa notícia, jamais imaginei q a toda poderosa Rússia iria copiar uma tecnologia americana, achei q os russos fossem tão capazes e autossuficientes como os chineses q jamais copiam nada. 🙂

    10. O que jogar?!

      Isso parece coisa de imbecil quando você pensa em drones com combustível alinhados ao avião por GPS.... Uma dúvida, eles ainda não usam essa tecnologia????😳

    11. Antonio Clarindo COIMBRA -PORTUGAL

      Sempre achei bacana este procedimento.... AGORA, gostaria de saber dos primórdios do abastecimento kkkkkk. Abração de Coimbra 🇵🇹🇵🇹

    12. Túlio

      certeza que n q foi o lito q escreveu esse roteiro, ficou bem estranho....

    13. William Link

      Mais um detalhe que eu esqueci de mencionar no meu comentário anterior: O sistema de Drogue também pode ser acoplado à mangueira da Refueling Boom do sistema de lança, sendo possível utilizar os aviões KC-135 para abastecer tanto os aviões com sonda quanto os sem sonda. Nesses casos, a Drogue acoplada à lança pode estender ou retrair a cesta de arrasto dela para operar das duas formas. Além disso, há modelos de KC-135 que possuem os dois sistemas, usam a lança na fuselagem e a Drogue acoplados em pylons próximos das pontas das asas. Esse abastecimento pela Drogue próxima das pontas das asas é ainda mais complicado porque além da dificuldade inerente ao procedimento em si, ainda tem mais o fator da turbulência gerada pelo vórtice da ponta da asa do avião tanque. É duplamente estressante.

    14. William Link

      Esse é um dos procedimentos mais estressantes de se fazer nos simuladores, do ponto de vista do piloto receptor. Aos 10:11 nessa foto do KC-135, se você olhar a parte inferior dianteira da fuselagem dele, você verá dois painéis luminosos logo atrás do trem de pouso do nariz, cada painel desses acende indicando ao piloto receptor a posição dele em relação ao envelope de abastecimento. Cada painel contém uma faixa luminosa com 5 posições de luzes indicando se o piloto está centralizado, afastado ou até mesmo fora do envelope. Quando o piloto está centralizado, a luz na posição central da faixa acende em verde, e à medida que ele se afasta pra fora do envelope, acendem as luzes indicadoras no formato de seta amarela ou vermelha indicando quão fora do envelope ele está. No painel da direita fica a indicação da posição longitudinal e no painel da esquerda a posição vertical do avião receptor no envelope. Não há indicador de posição lateral pois a própria lança de abastecimento (os americanos chamam ela de Refueling Boom) possui uma liberdade de movimento lateral de cerca de 15° pra cada lado - se não me falha a memória - e é o operador do abastecimento (que é chamado de "Boomer", pois é o cara que opera a Refueling Boom) que controla esse movimento lateral e o encaixe da lança no compartimento de recarga do receptor. O piloto receptor precisa se manter o tempo todo focado exclusivamente nesses dois painéis e esquecer completamente da lança. Tem que ficar o tempo inteiro fazendo micro ajustes de atitude e aceleração, usando trim e o throttle. E também é preciso ter muito cuidado com movimentos muito grandes ou longos, pois eles podem iniciar um ciclo de "PIO" (pilot-induced oscillation) que se não for corrigido a tempo, pode ter um resultado catastrófico. No clipe aos 9:47 o que ocorre ali, que faz o avião AWACS E-3 Sentry perder o contato com a lança, é exatamente uma dessas PIO. O piloto receptor precisa evitar isso, e antecipar todas as correções de cada movimento que ele fizer no manche ou na manete. É um trabalho que impõe ao piloto um nível de atenção e uma pressão psicológica muito intensa. As primeiras vezes são sempre um pesadelo. Até mesmo no simulador, você sai com as mãos encharcadas de suor, e muito frustrado - e até furioso - quando não consegue. Todo o procedimento de abastecimento pode durar até cerca de 5 minutos, dependendo do tipo de avião e de quanto combustível precisa ser transferido. E esses 5 minutos se tornam uma eternidade de agonia pra pilotos novatos. Eu, em todas as minhas mais de 300 horas de vôo no simulador DCS World, me lembro de ter conseguido completar um abastecimento desses somente umas 4 ou 5 vezes. Geralmente evito ter que abastecer em voo e em vez disso, volto pra base. A menos que não haja outra opção. Mas na realidade, os pilotos nem sempre terão esse luxo de poder evitar o procedimento durante uma missão e por isso eles precisam treinar inúmeras vezes, até aperfeiçoarem a técnica.

    15. Jefferson Sá

      125 donos de postos de combustível deram dislike no vídeo.

    16. cristiano alves

      Lito vc é demais

    17. José Mauricio Porfirio Prandina

      Ola Lito no Brasil também se abastece helicóptero militar por sonda, caracal e kc390.

    18. Destaques do Dia

      Conheci teu canal pq meu filho ama aviões, parabéns pelo trabalho, que Deus abençoe vc e sua família

    19. Gilmar Índio

      Eu sabia que aquele mig na verdade era um f5

    20. Gutemberg Soares

      Lito sempre alerta ! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

    21. SP AGORA TV STREAM

      Faltou dizer que o Brasil é um dos poucos países que faz abastecimento em voo de helicópteros.

    22. Lima Filho

      A II Guerra Mundial foi um divisor de águas na aviação.

    23. Carlos Henrique Diehl Bragança

      EU PERCEBI QUE ERA O F5

    24. Julio César Guardiola

      Boa noite Lito. Já que o assunto é reabastecimento, poderia fazer um vídeo sobre o Incidente de Palomares, o pior ocorrido durante um reabastecimento? Um abraço.

    25. cristian josef

      Lito no Brasil também tem os super cougar que são abastecido em vou

    26. Jorge Duarte

      meu nome apareceu novamente...

    27. rodolfo paschoalini

      Pergunta: a quantidade de combustível a ser transferida é combinada antes do abastecimento ou o piloto que está recebendo pede? Tipo, põe cinquentão ? Põe vintão ? Brincadeira né, mas como é feito?

    28. thiagolopesdemoraes

      É uma das lembranças mais legais da minha infância, ver os aviões fazendo treinamento de abastecimento por cima da minha cidade, caças voando bem baixo. Hoje em dia é raro de ver até mesmo uma aeronave da força aérea passando, abastecendo em voo então é quase impossível. Bons tempos.

    29. Leonardo Souza da Silva

      Queria poder dar 2 likes. Lito, faça um vídeo sobre a Guerra das Malvinas.

    30. Humberto de Sousa

      O Brasil também faz REVO com helicópteros.

    31. Lucas Haruiti

      Ansioso pro ep 767 hahahah

    32. Samuel Medeiros Sabino Dias

      O força Area 1 Americano usa esse sistema caso seja necessário, é um Boeing 747 adaptado com sistema de reabastecimento por aero lança

    33. Elder Stevanelli

      Show.

    34. Ramon Mendez

      Poderia falar do accidente num abastecimento em voo na espanha em 1966 com 4 bombas atomicas envolvidas. Accidente de Palomares.

    35. Leonel Leite

      VCS VIRAM O VÍDEO QUE ESTÁ ROLANDO NO ZAP, UNS RASANTES DE UM DC 10 DA VARIG, EM 1986, NO AEROPORTO DE JACAREPAGUÁ, NO RIO? ESSE VÍDEO MERECE SE MOSTRADO POR VCS.

    36. 白石行徳

      Sempre nordestino

    37. 白石行徳

      Paraibano relógio é na esquerda nordestino

    38. Bernardo Bila

      Fala do acidente que matou o primeiro presidente de Moçambique, Samora Machel. Um abraço.🇲🇿

    39. alisson piropo

      Quem tbem fez um vídeo top foi o Marcelo do hj no mundo militar ! Recomendo !!

    40. Damerson Ogliari Boaria

      "coloca 10 da comum" disse o cara do avião

    41. Elimar Morato

      Kkkkk esses memes no vídeo tá excepcional

    42. Denis Martins

      E a FAB ainda pode reabastecer os helicópteros H225M, recentemente homologados para os KC 135 e KC 390

    43. lorenzo Franco

      Eu avisei esses caças

    44. Danilo Alves

      Ansioso pelo episódio 767...

    45. Rolando Aparecido Carlos

      Lito, o que está acontecendo que as notícias que chegam a Boeing está perdendo muito nas vendas de aviões para a Airbus.

    46. Ademir Francisco Pasinato

      A URSS não copiou o sistema da OTAN apenas fez um similar com seu próprio projeto e por ser parecido pode ser por convergência de desenho pois eles tinham estudos na mesma época de sistemas semelhantes portanto não é copia como é sugerido no vídeo assim como muitos aviões mesmo ocidentais não são copias um dos outros mesmo tendo as mesmas soluções, é um comentário muito fraco atribuir somente aos amados americanos tudo que foi solução e invenção parte deles e relegar as soluções soviéticas para segundo plano como se fossem só cópias ou espionagem. È muito para minha inteligência e volta e meia este canal fala isso.

    47. Patricia Cortez

      Desculpa a ignorância mas pq abastecer no ar?

    48. ꧁༒ƓǻƅƦĬëĽ༒꧂

      Tava vendo um vídeo sobre isso agora aí eu chego no seu canal e tem um vídeo sobre esse assunto kkkkk

    49. Julia Schlösser

      Eu tô doida pra conhecer o filho do Lito 😍

    50. Thalarctos Arkticos

      Foi o vídeo mais completo que vi sobre reabastecimento aéreo. Grato pela agressão de informação.

    51. Hamilton Dias Simoes

      gostaria se vc falaçe sobre as pessoas que constroi seus proprio aviao

    52. Andrei Luiz Marques

      Muito interessante!

    53. w costabeli

      Esse uniforme me fez recordar o 'CAPITÃO AZA " , O Lito dos anos 60, os antigos irão lembrar......🤩

    54. Gerson

      Sugiro contar a história do sumiço do voo 914, da Pan-América, em 22 de julho de 1955, e seu pouso 37 anos depois (21/05/1992) no aeroporto de Caracas, como se nada tivesse ocorrido. Grato!

    55. Belchior

      Espirra o lança 09:48

    56. alexsandro souza dos santos

      No canal aero explica direitinho, assistam

    57. Júlio César Franco da Silva

      Lito que história é essa que tem um Embraer que faz sons de baleia? Gente da UP ai

    58. Guilherme Mello

      Faz vídeo sobre o acidente de Ulysses Guimarães

    59. Janaina Camara

      Lito faz sobre o acidente do candidato Eduardo campos

    60. Elétricotando by Davi Silva

      Very Nice!

    61. Rogerio Luiz Amaral Soares

      👍🏻👍🏻👍🏻

    62. Leonardo PereiraDuarte Filho

      É realmente necessario um risco desse tamanho???

    63. Erick Rafael

      lito teve um acidente com um mono motor aqui em Aracaju onde moro tem uns dois dias tem como vc falar sobre o mesmo?

    64. andre deco

      lito. faz um video sobre o que caiu aqui em aracaju ontem

    65. kel bike speed

      Lito faz um vídeo sobre o show que Varig e cruzeiro deu no rio de janeiro em 1986 com rasantes bem próximo da público com 737 valeu

    66. Diego Pereira

      Eu não sei se deveria, mas quanta risada dei com esse vídeo.

    67. Mike Mury

      Lito, no Brasil o KC-137 também fazia o reabastecimento em vôo. Era um Boeing do mesmo modelo do sucatão presidencial. O esquadrão aéreo ficava sediado na BAGL.

    68. Arthur Melo

      Por Luís Antônio Menghi Olá Lito , os frentistas destes postos voadores devem ganhar muitas gorjetas ! " Água no parabrisas aí , chefia ? "

    69. EmerSooS

      Falando no F5 Lito, bem q vc podia fazer um vídeo sobre os primeiros F5 ja produzidos ja q eles estão em operação na FAB

    70. Gustavo Lise

      há tempos aguardo meu nome, se puder da uma resposta no instagram agradeço.

    71. dale blue

      Adoro que o Lito tem um globo Ali na direita do screen. Os planilsons devem ficar no xilique global....

    72. Eric Martins

      O Lito só esqueceu que nossos AF1 da marinha podem ser tanques tbm. Fala dos Vulcans e as operações Black Buck. Logistica incrivel.

    73. Warley Dias

      Parece o acasalamento das libélulas 😆😆😆

    74. Wanderson Martins

      Lito qual curso ou faculdade se faz pra ser piloto de avião?

    75. Vinícius Oliveira

      Fiz minha assinatura anual Lito assim que chegar o kit posto uma foto no insta e marco vc.

    76. Artur Alves

      Como e q faz o pagamento ?

    77. Douglas Cordeiro

      Esteira de turbulência, stol sustentação crítica de jatos, fluxo vazão dimensionados é muita engenharia, ótima reportagem Lito !!

    78. Gladston Cardoso

      Boa noite Lito! vc poderia fazer um video sobre o acidente do voo 800 da TWA? Obrigado e um ótimo final de semana !

    79. tyrone mariano

      🚀🚀🚀Vocês sabiam que entre os Mirage 3 da FAB tinha um que podia fazer e fez abastecimento em voo? 🚀O DBR 4929.

    80. Maurício

      Se o programa não fosse patrocinado Pela Globoplay da GloboLIXO, eu ajudaria a pagar um plano mensal de R$100

    81. paulo xxx

      isso qualquer um faz :)::))::)): eu quando vou a voar de um bar pra outro tb abasteço no caminho :):):):):

    82. Robinson r66 turbine

      Cadê o ep 767 vamos

    83. Jeronimo Cardoso

      O Boom que e a pessoa que controla o fluxo do combustível para as aeronaves americanas, e uma das melhores trabalhos na USAF. Valeu Lito 1000 likes, muito legal

    84. marcelo tadeu

      Lito ficou igual ao Capitão AZA!!!

    85. Marcio alves

      Essa jaqueta tem na loja?

    86. São João Assistência Médica Ltda SJAM

      O Lito merece muito mais do que 25% de likes 😐😐😐

    87. Pedro Jorge

      Quero nem saber! Não sou piloto

    88. Otniel Cabral

      Esse abastecimento em voo c um caminhão, se ñ falha a memo aki, foi um recorde d 60 dias no ar.....conseguido na terceira ou quarta tentativa c parceiro.....Creio ter lido em seleções ou assistido por aki mesmo !!!! Depois proibiram isto....Coisas d looooooucos !!! Nlum sei se disseram como aliviavam os....intestinos - humanos, pois a descarga do avião foi mantida regular.

    89. Cleiton Reverson

      Eu tenho uma dúvida: Enquanto o avião abastecedor fica mais leve ao transferir o combustível, o que está sendo abastecido fica mais pesado. Eu imagino que os pilotos de ambas aeronaves devem compensar isso para evitar um distanciamento excessivo dos aviões. Isso é feito de forma automática?

    90. Jhonata Costa Silva

      URSS copiava tecnologia tanto quanto os EUA. Não tem evolução tecnológica sem que exista espionagem industrial... A NSA roubou tudo que pode da Petrobras não faz muitos anos. Não tem lado isso...

    91. Sergio Ricardo

      Ótima aula Lito !!! 👏👏👏👏. Quando você vai contar a história da fuga do piloto soviético de MiG-29 que dopou o pessoal da base com bolo de morango misturado a comprimidos de Diazepam em 1989?

    92. AMD 11011

      Por que os aviões não foram feitos para flutuar na água em caso de pouso de emergência?

    93. daniel carvalho

      vc nao falou se a eletricidade estatica produzida por qualquer dos 2 aviões pode ter risco real de incendio ou explosão lito? parabens pelo canal é bão dimais sô

    94. Eduardo Panceri

      9:53 o piloto chegou a beliscar o banco do avião.

    95. P R

      Muito maneiro, Lito!! O canal é sensacional!! Parabéns pelo trabalho!!! 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏

    96. Cesar Nascimento

      Já deixei

    97. Invadindo a Cena

      Muito legal. Abastecimento no ar e incrível.

    98. Ari de Oliveira Câmara

      O raid dos Vulcans na guerra das Malvinas foi um exemplo de logística e o raid de bombardeiro mais longo já feito! Mas o reabastecimento do SR 71 pelos KC 135 era outra obra de planejamento e vale um vídeo.

    99. Pedrø

      Será que tem como falar sobre o tr 3b???

    100. Amrdam

      Eu fiquei com uma duvida, quantos reabastecimentos o aviao tanque consegue proporcionar para continuar com combustivel suficiente para pousar?