Voo 1907 - O Legacy se CHOCOU com avião da GOL EP. 302

3,5 mi visualizações2 400

    Conversando sobre o acidente com o voo 1907 que se chocou com um Legacy 600 da Embraer em 2006. COnvidado Fernando Siqueira, autor do livro Colisão Aérea.
    ✈ Comprar o livro: Livrovoo1907@infracea.com.br
    ✈ Contato Comercial: comercial@avioesemusicas.com
    ✈ Camisetas do Canal: bit.ly/LojinhaAeM
    ✈ Seu vídeo na abertura: Suspenso por enquanto

    ✈ Facebook: avioesemusicas
    ✈ Instagram: avioesemusicas
    ✈ Twitter: @avioesemusicas
    ✈ Vinheta de abertura: Ivo Duran (@ivoduran)

    ✈ Aviões e Músicas é um canal para descomplicar a aviação e complementar as informações do blog www.avioesemusicas.com

    Vídeos novos toda Quinta e Domingo às 12h00. Ou um Extra a qualquer dia.

    Disclaimer: “The views expressed in this video are my own. They have not been reviewed or approved by United. I do not speak for United.”

    "Os pontos de vistas aqui apresentados são apenas meus e não foram revistos ou aprovados pela United. Eu não falo em nome da United."
    Joselito Souza / Joselito Sousa

    Publicado em 3 anos atrás

    Comentários

    1. Hunter hamist INK

      imagine esses traficantes para não serem localizados devem andar com esse transponde desligado sem contato com torre nem uma completamente no escuro.

    2. Dooshite

      Tem algum vídeo sobre o vôo da vasp que caiu no Ceará em 82 ?

    3. Fellip Candido Cabral

      A Netgeo fez um EP sobre esse acidente e ficou simplesmente uma meleca não mostrou os verdadeiros fatos como seu canal Lito, parabéns.

    4. Luis

      Todo mundo perdeu uma pessoa nesse voo 5,9 pessoas morreram nesse voo

    5. Emersom rodolfo Rodolfo

      Não só foi São José dos Campos SP ki parou por causa desse acidente o Brasil todo parou

    6. luiz goez

      Por que o avião menor não recebeu um impacacto ,o gol e deslocamento de ar tambem são maires.

    7. Pedro Freitas

      2,4 mil que deram como não gostei do vídeo,,devem ser americanos, duas coisas : se alguém da família estivessem no avião da gol o pensamento seria outro, e se esse acidente fosse na China, esses pilotos americanos estariam presos até hoje.

    8. ALVARO RODRIGUES GASPAR

      Uma das causas principais desse acidente foi o erro de voarem dois aviões em sentidos opostos na mesma altitude. pergunto: se as “rodovias” aéreas são de mão dupla separadas apenas pela altitude ( 1.000 pés, 330 metros ) porque não adotar a separação lateral pelos mesmos 330 metros? Creio que esse acidente poderia ter sido evitado

      1. ALVARO RODRIGUES GASPAR

        Não tenho conhecimento sobre navegação aérea mas espero comentários que possam esclarecer essa dúvida

    9. Fabio Rodrigues

      Esse Legacy voltou ao Brasil em 2014 durante a Copa do Mundo. Era o XA-MHA

    10. Marcos Luiz dos Santos

      24:26

    11. Fernanda Bettin

      Esse Fernando passou um pano absurdo sobre o erro crasso dos controladores de voo. Mais do Jomarcelo que foi o que viu a merda acontecendo e nao viu/nao percebeu/nao conseguiu se comunicar com o piloto pq nao fala ingles. Como chefe do setor, esse cara deveria ter vergonha. Uma vergonha pra toda FAB, fora o escandalo que foi escancarado de que oficiais sem a MINIMA CONDIÇÃO e sem passarem em nenhum exame, estavam ocupando posto de controlador de trafego, por falta de efetivo. Caso do Jomarcelo. Acho que não acontece mais tragedia no Brasil por milagre de Deus mesmo. Esse caso por exemplo, não houve mais morte, pq os pilotos americanos apesar de totalmente perdidos, com carta errada, sem saberem exatamente o que estavam fazendo e de terem desligado o transponder e TCAS (imagino que sem querer) , ainda tentaram por diversas vezes contato com a torre, mas eles receberam informações erradas ! Estavam totalmente perdidos nas regras da aviação brasileira. Não entenderam que deveriam descer pra 360 em Brasilia, nao entenderam a frequencia de radio.. e tinham tido só 4 dias de treinamento no jato ! Sim, foi um milagre conseguirem controlar um avião sem pedaço da asa, por cerca de 20min, acharem um aeroporto e pousarem com segurança. Sobre não querer colaborar, é obvio, nao iriam produzir provas contra si mesmo. Os controladores foram absolvidos, incluindo Jomarcelo. Um outro que pegou a batata quente, foi condenado a 3 anos convertido a serviço comunitario. Todos deveriam ter sofrido punições severas e serem expulsos da FAB. Ao invés de assumirem o erro, acusam os pilotos do jato. É nitido o constragimento do Lito, mas ele nao pode acusar os controladores, mesmo também sendo da opiniao de que eles foram MUITO CULPADOS. Lito foi esperto, tirou o dele da reta e chamou outro cara pra falar sobre o assunto. Unico video do canal que nao gostei.

    12. Sidnei Magalhaes

      Cara sério! Olha que ele está sorrindo! Imagina quando ele fica zangado... Deus me livre. Kkkk

    13. Sara Oliveira

      Que efeito dominó desastroso... Uma fatalidade.

    14. Jeferson Ramos

      Eu acho que a empresa que fabricou o avião deveria entrega lo ao novo proprietário mandando um piloto da companhia efetuar a entrega No país ou local da compra

    15. aclatracing

      Sou leigo no assunto mas se tratando de um equipamento tão importante, por que tem a possibilidade de DESLIGAR e não apenas reiniciar? Vejo que quanto menos tem interferência humana em equipamentos importantes diminuem as probabilidades de falhas.

      1. Gustavo Roversi

        Porque quando o avião está no solo, o transponder fica desligado para não gerar tumulto na tela dos controladores.

    16. Marcos Luis

      Aposto que qualquer um que tivesse na situação do legacy acharia injusto ser punido pelo ocorrido, mas dá uma de falso patriota e comentar besteira por estar ouvindo a história sentando tranquilo no sofá é mil vezes mais fácil, o transponder pode sido desligado graça ao erro de projeto em que o descanso de pés ficava próximo dos controles do transponder, oque ocorreu foi um acidente uma sequência de erros que não deveriam acontecer tanto por parte do controle como dos pilotos do legacy se apenas 1 deles não tivesse errado ninguém teria morrido, crucificar a tripulação do legacy sobre justificativa de patriotismo é ser insensato e sem empatia

    17. Fazendo Artes Maquetes

      Eu perdi um amigo de pesca ( Luiz Albano Viera Custódio)......um grupo de amigos de Cachoeiro de Itapemirim ES que foram pescar no Rio madeira. Hoje só lembrança da nossas pescaria.

    18. Salma Assad

      Meu sobrinho mais velho, Átila, estava naquele voo. Estudava medicina em Manaus e tinha 24 anos completados naquele mês (setembro). Inacreditável que aquilo aconteceu. Sobrevoei, um ano depois, o local do acidente naquele DC3 da Fab, onde jogamos rosas brancas. Estivemos na Serra do cachimbo tbém, nesta data.😔

      1. Rayane silva

        Poxa muito triste 😢

    19. Edu Neves

      Lito boa noite, esse acidente foi terrível, mas vc acha q se a parte da asa de baixo do legacy não colidisse com o gol, vc acha q o piloto conseguiria fzr um pouso forçado?pq no vídeo o avião bate em 2 partes da asa do gol

    20. Mamuthe Banjo

      Quero deixar aqui meus sinceros votos de pesares a todos aqueles que perderam seus entes queridos.

    21. Gustavo Milhomem

      A culpa foi dos pilotos Americanos

    22. Val Orphan

      Então por que colocamos motoristas na cadeia??? Tem que fazer o trabalho de prevenção, mas também punir culpados, sim.

    23. Lucas Carvalho

      Trabalho muito bem realizado parabens a tds envolvidos Lito!!👏👏👏👏👏

    24. Paulo Afonso

      Tanbem quero 1 livro

    25. Manoel Severino

      foi um crime culposo mas foi terrível. A irresponsabilidade e incompetência dos pilotos do Legacy foi algo desastroso. Pelo diálogo inicial nota-se o menosprezo com que estavam agindo. Posteriormente após o acidente é que notaram que o dispositivo que previniria contra tudo isto estava DESLIGADO. Sem mais palavras. (e os caras estão soltos)

    26. bruno jorge

      Se o centro brasilia percebeu o erro , porque nao contactou manaus e manaus contactaria o gol que tinha uma aeronave em rota de colisao.

    27. Evanildo Gomes

      Tô lembrando de tudo em 2006 esse asidente .....

    28. Fabiana Oliveira

      Muito triste , minha prima Roberta Fernandes era comissária chefe do voo. E o problema ver que os responsáveis pelo acidente não foram punidos.

      1. Guga Silveira

        Querida, o responsável foi o controlador e cauda esteja pensando que foi os pilotos vc está errada..

    29. Expedito Steffanello

      Foi aqui perto. Bem assim com a opinião pública... pouca gente sabe dos detalhes da comunicação, mais fácil julgar como irresponsabilidade dos pilotos...

    30. José Augusto MARUCA

      Video fantástico e reconfortante. É fato que a punição pessoal não deve ser a prioridade. Todas as investigações devem seguir a premissa de melhora nos procedimentos.

    31. Pavão Misterioso

      O mundo é tão pequeno que é capaz de 2 aviões se encontrem na imensidão dos céus

    32. cecilia hirano

      Sua narração e ótima vejo sempre do começo até o fim ,sou só uma passageira mas é bom ter conhecimentos de segurança ,e infelizmente depois de uma tragédia que aprendemos .mais eu moro no Japão e depois do dia 11 após o tsunami vi tudo sobre a tragédiapara saber o que devo fazer par minha segurança .Moro em Kanagawa onde o tsunami não atingiu sentimos um grande terremo ,mas aprendi muito, para minha segurança .

    33. Cacá Cruz

      Concordo que foi uma sequencia de erros, mas os voo 1907 não teve culpa, apenas olha o que houve com os pilotos do legacy. Massss como são dos ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA.. quero ver se fosse ao contrário.

    34. Lucas Gabriel Meris

      Perdi a conta de quantas vezes eu vi esse vídeo

    35. Dante Notario

      mds estou viciado nesse canal

    36. Daniele Vieira

      Uma dúvida, perdão pela ignorância, mas porque que o Legacy conseguiu pousar e o voo 1907 houve perda total?

      1. Michel Duarte

        O Legacy só perdeu o winglet, o Boeing perdeu uns 7 metros de uma asa e aí se desintegrou no ar.

    37. Marcos Franklin

      Meu pai fazia parte desta equipe de Anápolis 2/6GAv ... foi um momento muito triste!

    38. Adilson de Oliveira

      A ironia é a troca de naves. Uma brasileira com os americanos e uma americana com os brasileiros

    39. Maxsuene Ribeiro

      Lito e demais mostra a verdade estou a 2 anos avompanhando parabens

    40. Finn M. Sobrinho

      Confesso que escutar o áudio da caixa preta me deixou malzao. Eles conversando tranquilamente, e em fração de segundos se vêem diante daquela situação... E me revoltou muito ver os dois americanos chegando e sorrindo, como se tivessem vencido uma guerra, lamentável!

    41. hannah werlang becker

      Houve muita especulação sob o acidente da GOL porque entre os passageiros estavam cientistas brasileiros voltado dos EUA de uma palestra sobre pesquisas avançadas e secretas no Brasil. Muitas coincidências???

    42. hannah werlang becker

      A "aerovia" do Pacífixo LOS ANGELES-EUA x NARITA-JAPÃO usa o mesmo sistema de "prateleiras" de vôos vém e vai cada prateleira tem 5 milhas de espaço entre elas!.

    43. hannah werlang becker

      Como os restos do Boeing 737-800 da GOL se espalharam dentro da reserva indígena, somente o pagé e seu batedor acompanham pessoas no local. eles sentem os espíritos dos mortos ainda perambulando pelos destroços porque ali estão seu pertences pessoais. O próprio pagé é totalmente contra andar até o locall...PERTURBA OS ESPIRITOS ALI PRESOS E ELES PODEM NOS ACOMPANHAR! OS AMERICANOS NÃO DERAM ATENÇÃO NO SISTEMA TCAS DE ANTI-COLISÃO DO LEGACY EM PLENO VÔO!?! e jamais foram punidos!!!! Como o Boeing entrou em queda live em parafuso, ele foi se desmantelando em plena queda deixando seus pedaços em larga area...

    44. Alberto F

      De quem foi a responsabilidade pelas cartas dos pilotos americanos estarem desatualizadas? Isto foi mencionado no vídeo (aos 25'), que chama o controle 12x, mas .....não se voltou a falar no fato.

    45. Maia Hemerly

      Sete pessoas da minha cidade (de 200mil habitantes) estavam nesse voo, todos conhecidos. Foi uma grande comoção na cidade!

    46. Vinicius Soares

      Somos seus fãns lito ,aqui de foz do Iguaçu no Paraná, ótimo canal e muito profissionalismo de sua parte em passar as informações

    47. tati3170

      Se o controle de tráfego aério do Brasil não teve qualquer culpa, porque aconteceu aquele caos, os outros paises dizendo que voar aqui era uma bagunça, os controladores de vôo quase concordando e até entrando em greve ?????

      1. José

        O controle também teve culpa, porque o treinamento dessa época era bem negligente. Os controladores poderia ter identificado o Legacy na mesma direção. Infelizmente foram vários e vários erros, até o acidente...

    48. Cerise Eleusis

      Descobri o canal recentemente e estou adorando!!! Sou complementamente leiga no assunto mas algo que não entendi nesse caso foi como que a colisão danificou muito mais o avião da Gol, que era muito maior e mais robusto e o Legacy, que apesar de danificado tb, conseguiu pousar e ninguém se feriu.

      1. Cerise Eleusis

        @Amanda Ramos pesquisei mais um pouco e se entendi certo foi a forma como a colisão ocorreu. O Legacy bateu a ponta de uma das asas e a ponta da asa traseira (acho), apenas. No entanto essas "pontas de asas" acertaram em cheio a asa do avião da Gol e rasgaram parte da fuselagem. O dano no Legacy fez ele perder a estabilidade mas o piloto ainda conseguiu manter o controle da aeronave tempo suficiente para fazer o pouso. Já o dano no avião da Gol não deu chance ao piloto pois a aeronave se desmanchou no ar. Foi uma fatalidade inacreditável. Alguns metros a mais de distância e a colisão não teria ocorrido.

      2. Amanda Ramos

        Também gostaria de saber.

    49. Isaac Newton

      Vendo pela segunda vez pq o conteúdo é o Lito é foda e morreu um cara da minha cidade.

    50. Joanna Wendling

      Moro em Petrópolis RJ, aqui tem um sindacta

    51. Bruna Gadelha

      Que vídeo gostoso, tanta didática e amor sobre aviação. Vi um vídeo no TikTok e descobri esse canal. Parabéns!! Meus sentimentos para todos os família desse acidente fatal.

    52. Vilmar Fernandes

      NAO SEI NADA DE AVIACAO O QUE NAO CONSIGO ENTENDER E COMO UM PEQUENO AVIAO DERRUBA UM BOEING GIGANTE E AINDA SAI PRATICAMENTE ILESO. E COMO SE UMA AGUIA SE CHOCASSE COM UM BEIJA FLOR E A AGUIA CAISSE FERIDA E O BEIJA FLOR SAISSE ILESO.

    53. LPCruz

      Nesse acidente morreu o filho de uma das minhas amigas.

    54. Luiz Dias

      A mídia deturpa demais. De todos os lados! Me lembro bem na época, li TODAS as revistas Veja, especiais, etc, e esse ponto dos buracos negros foram muito questionados e chegaram ao ponto de dizer q aviação aérea estava à beira de uma hecatombe (causando grande pânico e temor nas pessoas). Houve uma tentativa de “linchamento” dos pilotos americanos também. Do outro lado, assisti o especial MayDay: desastres aéreos e eles literalmente viraram a mesa. Eximiram quase q totalmente os pilotos americanos e forma totalmente parciais. Enfim, extremos q não levam a nada.

    55. Hilda Leonor

      Nossa! Quanta didática! Entendi quase tudo. Claro que tem vocabulário técnico que passou batido. Mas foi tão esclarecedor! Até hoje lembro de uma amiga me ligando informando que nosso amigo em comum estava no voo da Gol. Nem dormi direito. Acho que Manaus não dormiu direito nessa noite. No dia seguinte, a péssima notícia viria para muitas famílias de nossa cidade.

    56. Jefferson Barbosa

      Não sou ligado na aviação, mas adorei o canal e já me inscrevi, não consegui parar de ver o vídeo, prendeu minha atenção, Parabéns Lito!

    57. Renan Motta

      foda é imaginar o avião se despedaçar no ar. Imaginar os passageiros vendo tudo

      1. Lucas Malcher

        Nem chegaram a ver direito. Todos morreram ainda no ar por causa da despressurização e o choque térmico.

    58. Kátia Caldas

      Esse canal é maravilhoso! Eu não sou da área mas adoro aprender com os videos desse canal. Ótima didática, muito informativo, informações passadas de forma clara e no geral tudo se mostra interessante! Parabéns e muito obrigada pelo canal

    59. Artur Vicente

      Alguem conta quantas vezes o cara pronunciou a palavra “frequência”

    60. Giselle Cristina

      Eu não sabia que gostava de aviação até conhecer o canal .... estou adorando os vídeos Valeu Lito 🥰👊🏻 Parabéns por seu trabalho

    61. Elen César

      Lembro perfeitamente deste dia… Meu professor na faculdade era funcionário da Embraer e chegou fazendo piadinha tosca na aula 🙄. Por outro lado, o pai de duas amigas era do CTA e foi, tempo depois, sobrevoar a área do acidente. O relato foi muito horrível. Nem vou repetir em respeito aos familiares das vítimas. 😢😢 Muito triste.

      1. Nilson Araujo

        Qual piada ele fez?

    62. VitinhoTip

      Canal do Lito é o melhor da Aviação do mundo!

    63. Lucas_Play

      Como q em um avião vc consegue desativar o controle anti-colisão sem querer, meee

      1. Filipe Miranda

        @ヴァドス Vados Sama entendii. Se fizessem desse jeito que vc falou, provavelmente ficaria mais seguro

      2. ヴァドス Vados Sama

        ​@Filipe Miranda​ Sim, é uma ferramenta importantíssima para uma aeronave, para o voo, isso não deveria dar para desativar, se o cidadão desativa e depois esquece, pode ser muito grave e fatal como foi o caso, é cheiro de morte e dor no ar. Mas, pelo que eu me lembre, esse dispositivo não pode ficar o tempo inteiro ligado, pois o problema dele ficar o tempo inteiro ligado (por exemplo, quando vc liga o avião e ele já liga junto) é que ele identifica no radar todas as aeronaves que estão em solo, daí faz uma bagunça danada para quem precisa pegar esses dados. Mas, bem que poderiam fazer com que essa ferramenta fosse ativada automaticamente quando o avião decolasse ou atingisse certa altura, poderia ser uma boa tb

      3. Filipe Miranda

        Queria saber isso também. Se é um dispositivo de anti-colisão, nem deveria dar pra desligar, certo? Não sei nada de aviação, mas é uma dúvida legítima

    64. Gesinha Santos

      Não ter acontecido nada aos pilotos americanos é uma imensa injustiça!

    65. mel psi

      Preguiça

    66. Krol Vascli

      Esse voo foi abatido pelo legacy 😔

    67. Josiel Pacífico

      Esse canal é show.

    68. KAIQUE XD4444

      Eu naci 1 ano depois

    69. ERROR

      Descobri esse canal através de uma indicação do Canal "O Insólito" e estou maratonando. Agradeço pelo conteúdo de qualidade!

    70. mario junior

    71. Jr. Siebra

      Toda vez que vejo algo sobre esse acidente me sinto mal. Basta se colocar por segundos no lugar dos ocupantes desse avião para sentir o que eles sentiram sem ter a mínima possibilidade de sobrevivência... Isso nunca vai sair da minha cabeça.

    72. Leida Medeiros

      Maravilhoso ver esses dois 😊

    73. fcandidobr

      E que história é essa de que não tem que prender piloto(s)?!? O motorista de um ônibus em alta velocidade ao causar um acidente é preso por neglicência ao volante... E um piloto não deveria ser preso por ter deixado o TCAS desligado?!? Tá serto (sic)...

    74. fcandidobr

      Pra variar, nunca na aviação alguém vai pra cadeia! "Foi uma sucessão de erros!" Peraí, mas teve um trigger nessa cadeia de eventos! Quem originou esse trigger? O problema é que o buraco era tão grande no sistema de controle de tráfego aéreo brasileiro e envolvia relações diplomáticas com os EUA, que centenas de vidas ficaram de lado... Vidas são perdidas para que investimentos sejam feitos! Vergonha!

    75. Wylton Santana

      Claramente os americanos fizeram merda!!

    76. Wylton Santana

      Q azar da porra

    77. fcandidobr

      Teve grande investimento na infra do controle de tráfego aéreo porque tinham vários "buracos negros" (cobertura radar e VHF), a capacitação dos controladores era ruim, etc. Infra-estrutura defasada, arcaica! Com todo respeito aos militares do ITA e AFA com quem tive o privilégio de trabalhar, mas o controle de tráfego aéreo no Brasil já deveria ter sido privatizado há muito tempo atrás. Me diga onde mais no mundo o controle de tráfego aéreo está sob o controle dos militares?!? Mas o o$$o (taxas aéreas) é muito tentador pra ser largado... Muito triste! Controladores e controladoras são heróis para aguentar esse trabalho de missão crítica!

    78. Fernando Lander

      👏👏👏👏👏

    79. Alexandre Pohlmann

      Eu tive a oportunidade de ver essa questão de diferença de níveis em um voo que fiz. Estava indo para Belo Horizonte vindo de São Paulo e estava olhando para fora quando em um piscar de olhos o avião em 90° cruzou por baixo... penso a 200m de distância abaixo. Mas foi tão rápido que me impressionou muito na época. Era um avião da Gol, imagino que vindo do Rio de Janeiro. Como que pode isso acontecer, pensava. Tanto espaço elas passaram tão próximo. Foi um susto!

    80. Monik Pádua

      O problema de rever os vídeos do Lito é que eu já curtiu antes e não dá para curtir de novo. Curtiria dezenas de vezes, se eu pudesse.

    81. Letícia Jünger Mano

      Só queria entender porque os pilotos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino foram recebidos como heróis em solo americano... Será porque se livraram da justiça brasileira ou o quê???

    82. LudSilva

      Na aviação da pra achar culpados e puni-los e ainda sim é possível evoluir na prevenção desses acidentes. Uma coisa não anula a outra. Amei o vídeo, altamente explicativo, mas achei que teve uma leve passada de pano. Depois das investigações já se sabe que os pilotos americanos deram uma de João sem braço, não colaboraram com a investigação. Desligaram o transponder por engano, mas isso não os isenta de culpa. Tanto que na gravação da caixa preta deles, após o impacto, eles percebem que o tcass estava desligado.

    83. adriano Moreira

      A coincidência misturada com irresponsabilidade dos gringos

    84. Danilo Theodoro

      Lito, por onde anda esse legacy ? Ainda está em operação?

      1. STORM 007 ,

        Procura ai no BRcall que tem

    85. Kiko Macedo

      Todo dia tem melhorias na segurança...menos a de filmar/gravar em tempo real tudo que acontece na cabine...e também dentro do setor de passageiros...e até na parte externa...pois isso implicaria em eventual autoincriminação...

    86. Thales Carletti

      Esse Siqueira é muito chato gostei não prefiro o lito, morreu pessoas da minha cidade Cachoeiro de Itapemirim ES esperei muito por esse vídeo mais não gostei 😔

    87. André atos Mendes

      Os controladores tiveram culpa ?

    88. antonio dutra

      Se o problema fosse ao contrário, os pilotos brasileiros estariam presos,até hoje,como navegar sem ter total conhecimento do avião.

    89. Rafael Gomes

      Lito, o que mudou após esse acidente?

      1. fcandidobr

        Investimentos na infra-estrutura do controle de tráfego aéreo (cobertura radar, VHF, sistemas, etc), melhorias na capacitação dos controladorea, etc...

    90. Francisco Sanchez

      Esse canal é viciante. A forma que o Lito pesquisa e explica tudo certinho é incrível!

    91. sll lls

      Desculpem a franqueza, mas quanta cagada junta. Esses pilotos americanos deveriam estar preso até hoje. Homicídio culposo de 154 pessoas, claro!

    92. Heitor Pereira

      Muito bom ! Não sei se o Lito responderá essa pergunta. Se alguem souber, porque o transponder pode ser desligado? O certo não seria que funcionasse sem a interferencia dos pilotos?

    93. Rogerio Barbosa

      tem pessoas que tem medo de voar mais nao tem medo de dirigir onde morre brasileiros toda hora

    94. gabriel oliveira

      Lembro muito bem desse acidente, mesmo tendo apenas 8 anos, pois o pai de um vizinho meu aqui em Manaus tava no voo 1907, além desse fato, aqui próximo de onde moro em meados de 2009 caiu uma turbina de avião, umas 3 ruas após a minha.

    95. Francisco Uchôa

      A pergunta quem desligou o transpônder e pq? Isso tem que ser respondido.

    96. Francisco Uchôa

      Há um esforço enorme de defender o sistema braseiro de comunicação. Mas houve sim uma várias falhas. A maior foi o controlador não deixar em aberto também a frequência que o piloto falou já que registro no centro e o controlador não ouviu pq tava fechado.

    97. Porphirio Gomes de Oliveira

      Conclusão transponder desligado. Isso é fato. Não é acusar ninguém só o transponder

    98. Porphirio Gomes de Oliveira

      E o vôo 1907 não tinha transponder ou como detetar o jatinho no sentido contrário?

      1. Eliel Ferreira

        O jatinho estava com o transponder desligado, por isso o tcas do 737 não detectou o tráfego.

    99. Guilherme Queiroz Gonçalves

      Melhor canal de todos!!! Parabéns Lito🙌🏼👏👏👏

    100. Maria Oliveira

      A humildade é um bem s vem de berço Um profissional como esse e tao humilde ,uma inteligência q vem de DEUS msm parabéns