Era muito CHIC voar EP. 763

148 mil visualizações86

    Escute o novo episódio do podcast Atenção, Passageiros! open.spotify.com/episode/3kL7...

    Você acha que a aviação de hoje perdeu o glamour?
    Nos primórdios da aviação comercial, nos anos 20 do século passado, os aviões eram estreitos, sem isolamento acústico ou térmico, alguns nem revestimento interno tinham e os passageiros voavam desconfortavelmente sentados em cadeiras de vime, passando frio e calor e cheirando óleo queimado. Impossível ver algum glamour nisso, não é?

    Só que mesmo assim os passageiros estavam muito bem vestidos porque era assim que as pessoas viajavam de avião no passado. Transporte na época era o trem e o navio, com muito espaço e permitindo esse tipo de vestimenta. Porque viajar de avião seria diferente? O glamour estava nos passageiros.

    Mas tudo começou a mudar quando apareceram máquinas voadoras que queriam competir com os navios nas viagens de longa distância. E surgiram os primeiros navios voadores, os dirigíveis. Como não dava para passar 112 horas sentado em cadeiras de vime de Frankfurt até Nova York, os dirigíveis eram hotéis voadores.

    E para oferecer o máximo de conforto a esses passageiros eles tinham à bordo uma cozinha com um chef para preparo de comida, salões para refeições, dormitórios privativos, salas para fumantes e até uma sala de música com um piano em alumínio no caso do Hindenburg. O custo de uma passagem de Frankfurt a Nova York (só de ida) era equivalente ao valor de um carro da época, e o luxo que era voar nele tinha de fazer valer esse preço. O glamour agora passava também a existir na aeronave.

    Alguns fabricantes de aviões tentaram a concorrência com os navios, criando os hidro-aviões, que também eram chamados de barcos voadores ou flying boats em inglês. Um dos primeiros foi o Dornier DO-X de 1929 ,que com seus 3 andares e 12 motores transportava 66 passageiros em assentos que se transformavam em camas. Ele também tinha um bar, sala de estar, sala de jantar e sala para fumantes.

    Mas o ponto alto dos barcos voadores da Pan American foi em 1948 com a chegada dos Boeing 314. Esses aviões eram o que de mais luxuoso havia nas viagens aéreas.Para oferecer conforto aos passageiros o 314 tinha uma área de estar e de jantar e as cozinhas eram comandadas por chefs de hotéis quatro estrelas. Homens e mulheres tinham vestiários separados, e mordomos de jaleco branco serviam refeições de cinco ou seis pratos com talheres de prata. O padrão de luxo dos Boeing 314 da Pan American raramente foi igualado no transporte mais pesado que o ar desde então; porém eram viagens apenas para os super-ricos

    Será que a aviação de hoje perdeu mesmo o glamour?

    ✅ Gostou desse vídeo?
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

    OBRIGADO POR ASSISTIR LITO SOUSA EM MAIS UM VÍDEO DO AVIÕES E MÚSICAS
    Lito Sousa é mecânico de uma grande cia aérea a mais de 35 anos e agora piloto formado trabalhando desde 1986 com aviões comerciais. Como um amante da boa música, Lito Sousa criou o seu canal do BRcall para compartilhar com mais pessoas a paixão por aviões e também música.
    Todos os dados e conteúdos deste vídeo são escritos e revisados por Lito Sousa além de toda equipe do canal Aviões e Músicas para que o melhor conteúdo possível chegue para você. Não deixe de seguir o Lito Sousa também nas outras redes sociais.

    ✍️ Deixe seu comentário
    📢 Compartilhe com os amigos
    ✈ O Canal Aviões e Músicas foi feito para descomplicar a aviação e complementar as informações do blog www.avioesemusicas.com

    ✈ Seja Membro do Canal Aviões e Músicas: bit.ly/ApoiarCanal
    ✈ Loja do Aviões e Músicas: bit.ly/LojinhaAeM
    ✈ Livro do Lito Sousa: bit.ly/livrosDoLito
    ✈ Contato Comercial: comercial@avioesemusicas.com
    ✈ Escreva para o Aviões e Músicas: Caixa Postal 3008
    CEP 07190-972 - Guarulhos/SP

    Mídia Social
    ✈ Twitter: @avioesemusicas
    ✈ Instagram: avioesemusicas
    ✈ Facebook: avioesemusicas

    ✈ Faça parte do único clube de assinaturas sobre aviação: www.aerobook.club/

    ✈ Apresentação e adaptação: Lito Sousa
    ✈ Produção executiva e direção geral: Mila Seidl
    ✈ Produção e captação: Ana Beatriz Reis
    ✈ Edição e finalização: Marco Hartmann
    ✈ Roteiro: Chila Bauer
    ✈ Marketing digital: Bruno Triaquim e Larissa Alves
    ✈ Produção e mídias sociais: Natã Romualdo
    ✈ Vinheta de abertura: Maurício Duarte / Ivo Duran (@ivoduran)
    ✈ Motion graphic: Sergio Marques

    Disclaimer: “The views expressed in this video are my own. They have not been reviewed or approved by United. I do not speak for United.”

    "Os pontos de vista aqui apresentados são apenas meus e não foram revistos e aprovados pela United. Eu não falo em nome da United."

    Publicado em Mês atrás

    Comentários

    1. Sheina Alves da Silva

      Dando like antes do fim do vídeo pq já sabemos que será top 😊

      1. Helbert Luiz Paulino

        Sempre dou like, até para saber quais vídeos já ví. Lito nunca fez um vídeo mais ou menos, sempre são muito bons a excelentes. Obrigado Sr. LITO!

      2. Tercete

        Eu dou like ANTES DE COMEÇAR, pois sei do empenho e qualidade depositados pela equipe... O meu LIKE não é para dizer se GOSTEI OU NÃO DO VÍDEO/ASSUNTO, mas para PARABENIZAR PELA QUALIDADE/EMPENHO!!

      3. Vagner Santos

        É exatamente o que faço, agora que sou inscrito mais ainda.

    2. Cláudio Senna Hungria

      Southampton foi de onde o navio transa atlântico Titanic partiu naquela fatídica viagem inaugural trágica que culminou no náufrago. Lito você gosta de navio. Podia fazer um vídeo sobre a tragédia do Titanic.

    3. david felinto

      se eu estive-se no período em que só os super ricos voavam, eu ia em alguma mala grandona de uma patricinha e surrupiavam algumas comidas.

    4. Kin Aoki

      Entrevista o piloto inglês, pra ele contar como foi ficsr no br

    5. Gustavo Rossi

      lito eu te amo

    6. Augusto Barbosa

      Viajar na gol é o mesmo que um ônibus de interior

    7. Gui Senerini

      14:40 “Nós... Pobres mortais...” aham... “Nós”... kkkkkk

    8. Marcos Erbe

      Faltou dizer que antigamente os preços eram tabelados e as empresas aéreas procuravam se diferenciar no serviço a bordo.

    9. Claudio Alvaray

      Ah acho mo besteira isso de primeira classe , quando a gente viaja o que importa é chegar logo no destino, pouco me importa onde vão ficar as minhas pernas🤣🤣🤣não vou pagar o triplo pra ter conforto durante o voo, prefiro gastar esse dinheiro fazendo compras 😂😂😂

      1. Claudio Alvaray

        E na primeira classe não tem paredes nem portas a prova de som, se tiver criança gritando na classe econômica certamente vai dá pra escuitar na primeira classe também 🤣🤣🤣

      2. Claudio Alvaray

        Sempre achei bem confortável a classe econômica, tenho um assento só pra mim, não sou gordo e nem muito alto então não fico espremido no assento me contorcendo todo de dores🤣, me dão comida, me dão de beber, nao preciso nem lavar a loiça depois de comer🤣, posso ir no banheiro a hora q eu quiser, nunca peguei fila pra ir no banheiro, po eu vou trocar pela primeira classe pra q? Só pq lá servem champanhe e caviar e tem espaço pra esticar as pernas? Ah não vale a pena gastar dinheiro com isso não mano..🤣

    10. Alexandre filhos e esposa

      A mas mesmo assim em relação a valores olha mesmo assim avião é avião muiiiiiiiiiiíiito melhoe

    11. Igor Daniel Federal.

      Hoje porque chuveiro pra mim é essencial. Imagina 5 dias sem banho. Passando perfume? 🤣🤣🤣🤣🤣

    12. Marcia Rodrigues

      Cheguei a provar cafés da manhã maravilhosos na Varig, inclusive em voos nacionais. E a família inteira de uma amiga praticamente trabalhou na Pam Am, nos tempos dos voos glamourosos para Caracas, na Venezuela.

    13. Diego Funari

      Ah ja usei muita berimbela nos meus anos de tam . Realmente chamava atenção, eu tinha vergonha na rua kk. Mas tinha cara que usava pra ir na balada impressionar as mulheres kkk. Até os chefes descobrirem aí dava ruim

    14. Vanessa Montóia

      Meu nome aparecendo na lista

    15. Vanessa Montóia

      Já chego dando like!

    16. Pedro Vanni

      Muito bom, Lito. Quebrou mais um mito da aviação. Parabéns.

    17. Tiago Gobbi

      Bons tempos de glamour hein?! Até quartos e camas e cada avião mais "gordo" que outro, como o Clipper da imagem em 5min. O engraçado era que até um tripulante trocar o óleo em pleno voo acontecia, como da pra ver no espaçinho atrás do motor hehe!! E todos bem vestidos, as aeromoças com os taiers vermelhos ou azuis e os passageiros super chiques como a dama de azul com cap em 9:43 na 1a fila hehe!! A pergunta se era melhor naquela época ou hoje é meio difícil de responder, se levarmos em conta apenas o espaço e regalias acho que nos anos 50 e 60,..>=> ...já a questão financeira claro que é hoje!! Imagino que naquela época fosse menos complicado pra um fumante, porém sacanagem com os fumantes passivos hehe!! SUPER vídeo como SEMPRE, Lito, se cuidem e aquele abraço! :))

    18. Gustavo Andrade

      Quando era criança, tinha que ir na beca pegar avião

    19. Saulo Fernandes Silva

      Deus me livre voar com fumantes nesta época.

    20. eduardo carneiro

      Tinha uma questão de educação que hoje, faz você pensar. Você via nas casas dos amigos, talheres, cobertores e coletes salva vidas com símbolos Varig. Hoje, como castigo é só água com uma pedra de gelo, com duas empresas concentrando as principais rotas.

    21. Ian Zão

      Glamour para os ricos, eu parcelo as minhas passagens no 123 milhas ou no Decolar e vou embora na econômica mesmo, importante é voar pra algum lugar kkkkkk

    22. Rodrigo Tim

      hoje

    23. Geraldo Cesár Nogueira França

      Boa tarde ! Grande Lito pra mim sem dúvida prefiro o passado.Saudações aero......

    24. Francisco Lima

      2021

    25. Fernando MS77

      Lito sempre com boas histórias!!!!

    26. Lisias Oliveira

      O melhor é não voará. Pés firmes no chão. E assim mesmo dependendo de qual chão colocar os pés.

    27. jander bueno

      Ah acada época tem o seu glamour em especial, mas o que e bom e que hoje também posso voa rsrsrs!

    28. Sônia Togashi

      35 anos passados sai do Brasil 🇧🇷 vindo para Japão 🇯🇵 30 horas de voo ✈️ Rio de Janeiro até Los-Angeles -Narita 🇯🇵 Durante o voo ✈️ o povo fumava sem parar.

    29. Sônia Togashi

      Só ricassos poderiam usar aviões ✈️ pobre sofre né 😭😭😭

    30. Sônia Togashi

      Hoje vc ver mulheres e homens com roupas de praia 🏖 viajando nos voos internacionais.

    31. Sônia Togashi

      Queria saber se tinha muito acidente com muita mortes,nessa época de cadeiras de vine nos aviões ✈️??

    32. Lucas Mendes

      SAUDADES QUANDO TINHA COMIDA NOS VOOS. EU GOSTAVA QUANDO VIAJAVA NA HORA DO ALMOÇO OU DO LANCHE QUE SEMPRE TINHA REFEIÇÃO OU ALGUM SANDUICHE COM REFRIGERANTE A VONTADE. A TAM TINHA A MELHOR REFEIÇÃO. HJ EM DIA UM MISTO QUENTE COM CAFÉ CUSTA QUASE R$50 E AINDA TEM QUE RESERVAR ANTES.. ;X

    33. TX3 El Gorditto

      Eu sinto falta até hoje daqueles sanduíches que a Varig deu nos meus primeiros voos no final de 2005.

    34. Renan Paim

      Fiz minha primeira viagem de avião fevereiro de 2020. Nao sei como era nessa época de ouro, mas aquele strogonoff e demais acompanhamentos no A330 da AZUL em direção pra Lisboa (vôo 8350), me senti nessa época ai. Um atendimento pra econômica maravilhoso! Mesmo no aperto, tem que focar no destino, fica tudo mais fácil! E tomar cerveja se tiver...

    35. Debora Gemignani

      queria mto ter voado em qqr um desses!!

    36. Victor Agostinho

      Boa tarde LIto. Eu acho que a distância entre poltronas diminuiu demais. Além do conforto, eu acredito serem mais inseguros no caso de necessidade de evacuação da aeronave. Abs

    37. Anderson Oliveira

      Lito sou seu fã...queria ver vc fazer um senta que lá vem história sobre o acidente do singapore airlines 006 que colidiu com algumas máquinas de construção que estavam estacionados na pista do aeroporto que estava em reformas, acho que foi no ano 2000! Forte abraço.

    38. Gilberto Oliveira

      Fala Lito, faz um vídeo do Boeing 720, avião curioso. Seus vídeos são tops demaissss. Abraços do Gilberto de BH MG.

    39. Antonio Lima

      bom dia Lito,amo aviaçao e tudo que voa,gosto dos seus videos,tenho uma duvida naquele episodio em que 2 avios se perde no mar indo pra australia vc disse que os avioes só tinha combustiveis pra 2 horas e no final do video vc disse que ele estava sentado a 23hs no seu aviao cesna eu nao entendi??

    40. Química & Robótica

      Bora combinar que pra toda pessoa que nunca voou e que paga sua passagem em 10x no cartão, não há maior glamour do que caminhar lentamente pelo thinger e entrar nessas maquinas maravilhosas que hão de unir o mundo novamente

    41. Benones Danone Danone

      O glamour estava no prazer de voar ja que na época era raro e para poucos my friend.

    42. Eduardo Yagami

      Enfim, não foi a aviação que esculhambou, foram as pessoas que perderam o garbo.... kkk

    43. Lucas Garcia

      Lito, por que no avião é permitido o consumo de bebidas alcoólicas e no transporte terrestre (ônibus) não?

    44. Me Rapha

      Lito fala do polso de emergência do A300 da Varig em Fortaleza.. que o piloto teve que aterrisar sem os pneus da frente do avião!!! Se ja falou alguem deixa o episodio aki por favor!!!

      1. Me Rapha

        Episodio 214.. ja falou kkkkkk

    45. Daniel Ryan

      0:22 Alguém tem a Tablatura ou Cifra aí gente? Põe no comentário aí por favor se tiver

    46. Roberto Riegert

      Nem o passado, nem o presente: o melhor será o futuro da aviação.

    47. Sérgio Vieira

      Nice...

    48. m sneto

      tive o prazer de voar na decada de 70 /80 era uma maravilha em termos de serviço de bordo era top , voei na Vasp , Transbrasil , me lembro que um vou de Vitoria -es para o Rio de janeiro era um voo noturno servirão um baita jantar era top demais , esses tempos que nunca voltara.

    49. Lucas Rolim

      O dirigível ia da França ao EUA ?! 😱

    50. Dayvson Barbosa

      Será que daqui a algumas gerações também vamos estar falando sobre como voar para o espaço era pra poucos antigamente?

    51. Marcus Vinicius de Oliveira Martins

      Hoje está muito melhor, pois está ao alcance de todos.

    52. Luiz Felipe Fonseca Teixeira

      faz um video sobre os bombardier Global express

    53. Ramon Becker Gandolfi

      Lito, em uma reportagem vi que a equipe de resgate, em acidentes aéreos, destroem os materiais remanescentes do avião (trem de pouso, partes mecânicas,...), para ninguém chegar, pegar esse material e colocar na praça novamente, que há um "mercado negro". Tem mais histórias sobre?

    54. Carlos Alberto Oliveira Júnior

      Em um mundo paralelo - bem paralelo - sonho viajar em um voo da Emirates...

    55. Lincoln Monteiro

      Meu sonho voar no A380 first class.

    56. Eric Carminati

      Me lembro quando a Varig/Transbrasil dava garfo e faca de aço.

    57. Michael Osbourne

      Tem uma coisa que me eu sempre me pergunto sobre as poltronas do avião, que agora suportam mais a força G em até 50G que é pra evitar que ela se solte, vire aquela zona dentro do avião em acidentes. Poderia ter um video pra ver o que mudou de como as cadeiras são fixas na fuselagem do avião. Eu sempre Vejo o Lito falando que mudou o jeito de prender as poltronas, mas ele nunca fala como são presas. Outra coisa que eu sempre ouvir falar, que elas boiam, mas não faz muito sentido porque se ela ta presa na fuselagem não teria como boiar.

    58. Fernando Vilela

      O Litão ta milionario e se auto entitulando pobre mortal hahahahaha Deus ta vendo

    59. Danilo Silva Martins

      Lito é verdade que a Etihad vai tirar os 777s e os A380s da frota?

    60. Adriano de Oliveira

      À volontè, Lito....

    61. LeonardoGreen

      Lito quando vai estrear sua série?

    62. Jefferson Aparecido

      Lito, faz um vídeo sobre o voo 901 da Air New Zealand, o DC 10 que caiu na Antártida. Valeu

    63. Carlos Monteiro

      Gosto da tua camisola

    64. PF

      DEUS abençoe grandemente

    65. Carlos Lima

      Lito, eu vou te falar uma coisa, eu peso a Deus que der muitos anos de vida saúde pra vc e toda sua família, o que seria do brasileiro se vc não existice na aviação, vc é um ícone.

    66. Alexandre Rodrigues da Silva

      Serviço de bordo de hoje é uma lástima.

    67. Gago Noob

      Antigamente era mais glamuroso, hoje empregada doméstica vai para a Disney e tem gente que viaja até de chinelo.

      1. Gago Noob

        @corisco tupi tá louco, não conseguiria kkk Uma vez viajei de chinelo no carro e me arrependi, imagina de avião, não quero nem imaginar o frio kkk

    68. simone161171

      Fala pra Mila pronunciar hehehe 😝

    69. Josue Freires

      Glamour: viajar com short de surf Tactel florido e camiseta da Vans. Quer mais glamour e conforto que isso? Hahaha

    70. James Dean Gomes

      Imagine a primeira classe dos aviões de hoje um exemplo é a Emirates

    71. James Dean Gomes

      Nesse tempo a viagem de avião era muito desconfortável

    72. Macuse Consultoria Comercio e Servicos

      Ola Lito. Video excellente. Mas eu preferia o glamour dos tempos do que agora. Nos tempos viajavas com alguem do teu lado sem desconfiança nenhuma, pois vinham bem trajados e bem apresentados. Agora tens que supirtar um homem de cabelo sujo, unhas grandes e sujas, em fim, havia muito civismos (eleitismo) necessario que criava diatinçao entre "quem e quem". Um abaraço forte de Maputo-Moçambique

    73. Henrique _Tiger

      O que adianta andar de primeira classe se quando o avião cair vai todo mundo morrer do mesmo jeito

    74. Philip

      Cara, eu assisti esse vídeo ontem e nessa madrugada passou o filme "8 mulheres e um segredo" e nesse filme mostrou esse terminal da TWA kkkkk conhecidencia louca

    75. Lucas Matheus

      Amei o vídeo, parabéns, vejo que faz com muito carinho seus conteúdos 👍👏👏

    76. Jeferson De L. Soares

      Muitos anos de história e de certa forma é triste ver que só pessoas brancas compunha as fotos do "glamour" que foi e de que é voar, seja no passado seja hoje em dia. Como sempre, vídeo excelente Lito.

    77. José Cortez

      Tenho que comparar os preços das viagens daqueles hidroaviões gigantes com "chefes" na cozinha e muita gente a servir com os preços de primeira classe actualmente. Será que a diferença é assim tão grande? E como agora as viagens são extremamente mais confortáveis, em primeira classe, e seguras será que hoje em dia não podemos "mandar o glamour às urtigas"? Tenho que ver isso e fica a dica para o Lito trazer essas contas ao canal.

    78. José Cortez

      Uaw, aeroportos de empresa. Esse da TWA que virou hotel é de quantas estrelas Lito? É que se for cinco não tem nada a ver com um de uma só.

      1. Philip

        @José CortezRealmente! Esse Hotel é incrível, e por ser dentro do JFK, os quartos tem janelas de vidro com visão do aeroporto inteiro, isso é maravilhoso

      2. José Cortez

        @Philip , ok obrigado. Tem uma arquitectura original, agradável e bonita, bem apanhado para fazer daquele edifícios parte de um hotel.

      3. Philip

        O TWA HOTEL possue 4 estrelas

    79. José Cortez

      Os voos eram curtos em distância mas por outro lado eram longos em tempo. Então aqueles intercontinentais... ui ui.

    80. Orlando Alves

      "A la volonté" s’il vous plaît...😁😁

    81. Juliano Franca

      Podia fazer um vídeo falando sobre o avião particular do Michael Jackson um 727 . Aviões e músicas daria um bom vídeo

    82. Marcus Tornich

      Incrivelmente, temos o Marcelo do hoje no mundo militar q conta mto sobre a 2 guerra militar, e o Ligo q conta o lado civil da 2 guerra

    83. Moisés Antônio Nogueira

      A aviação se aprimorou no sentido de se estender a um grande número de pessoas o que na minha visão foi uma atitude positiva...

    84. Fábio Prado de Moura

      Arquitetura moderna é uma jóia??? Desde quando? Kkkkkkkkkkk tá de sacanagem né?! Ofende o bom gosto

    85. Anderson Melo

      Mas que deve ser espetacular voar de executiva no A380 da Emirates, deve 🤣

    86. Fernando Weck de Senna

      Tudo sempre muda. Hoje é ótimo.

    87. Rubens Martinez

      Prefiro hoje, e tento um Plus no espaço, na saída de emergência!

    88. Luciana

      Fiquei igual ao meme da nazaré fazendo conta: 5 dias de voos + lounge + área de fumante + dormitório + 5 dias sem banho = 0 glamour na aterrisagem. Haha

    89. Ricky Bradbury Junior

      Que bom que os preços baixaram pois amo viajar. Minha primeira viagem aérea foi em 1985, aos seis anos de idade e de lá para cá já voei muito mais de cem vezes. Bom que nós mortais temos essa oportunidade também.

    90. Carlos Souza

      Hoje com certeza!

    91. Leandro Reses

      Já não descomplica mais a aviação virou so histórias

    92. Efigenio Albuquerque

      Glamour o Titanic tinha mas afundou!!! Melhor viajar com segurança e para quem pode pagar pelo glamour. 💵💵

    93. Luiz Jorge

      Vídeo interessante.

    94. Evandro BR

      O que é melhor ? Se é possível escolher pelo passado, então eu poderia escolher o agora mas ter uma família de rico. Isso seria o melhor kkkk Sem whatsapp Bingham vive mais nauumm kkk

    95. Diego Farani

      Eu topo voar até de pé se for barato 🤣🤣🤣

    96. Carlos Santos

      Tem gente tb faz isso para aparecer pelo menos banho e escovar os dentes passar pierre no suvaco e roupa limpa nada de moletons fedidos e chinelas chulesadas e travesseiros babados.

    97. Andre Santos

      Foi assim que surgiu a lenda "se cobrar a bagagem o preço da passagem vai diminuir"

    98. Welber Pacheco Martins

      A nostalgia é uma grande fake News.

    99. Rebeca Barbosa

      Não precisa ir muito longe pra falar que a aviação antigamente era muito mais glamourosa. A diferença básica é que o tratamento e serviço de bordo que vc tinha na varig antigamente na classe econômica vc tem hoje na primeira classe de muitas Cias. Ainda bem que eu tive o prazer de voar de varig e mesmo sendo criança a experiência me marcou tanto que eu resolvi ser comissária de voo.

    100. Welber Pacheco Martins

      Gostei do Cenário