SEM Combustível no MEIO do Oceano - Air Transat 236 - EP.759

851 mil visualizações574

    Compre seu pacote do Aeroflix: aeroflix.tv.br/

    Imagine-se no meio do Oceano Atlântico de repente seus dois motores param de funcionar por falta de combustível. E agora? Senta que lá vem história!

    ...13 minutos depois da parada do motor direito, quando a aeronave estava a 105 KM do aeroporto de Lages e a uma altitude de cerca de 34.500 pés, o motor esquerdo também parou.

    O A330 virou um enorme planador, o procedimento ALL ENG FLAME OUT foi seguido pela tripulação e um perfil de descida sem motores foi executado em direção à Lajes.
    O primeiro oficial calculou que, de 30000 pés, descendo 2.000 pés por minuto, o avião iria cair no Atlântico em 13 a 14 minutos. Sem empuxo, o avião perde 300 METROS a cada 5 quilômetros. Podia chegar aos Açores se o piloto não cometesse nenhum engano ou então teriam que fazer um pouso forçado na água.

    Às 06h31, o voo foi transferido para o Controle de Aproximação de Lajes.Na cabine de passageiros as máscaras de oxigênio cairão automaticamente pela falta de pressurização e os comissários auxiliaram os passageiros a colocá-las

    O capitão avisou Lajes que ele estava fazendo um giro de 360 ​​graus para a esquerda a fim de perder altitude. Durante a curva, a aeronave foi configurada para o pouso com a extensão dos slats e trem de pouso para baixo. Curvas em S foram realizadas no final para uma perda de altitude adicional.

    O primeiro oficial avisou aos comissários que iriam conseguir descer no aeroporto e que se preparam para uma evacuação de emergência.
    Conforme eles se aproximavam da pista, sua velocidade aumentava perigosamente. Posando muito rápido poderia ocorrer do avião ultrapassar os limites da pista. Sem motor e sem flaps a velocidade de aproximação ideal do A330 é de 170 nós, mas a velocidade do voo 236 era de 220 nós. Estavam muito rápido, mas contavam com o fato de que a pista era muito longa.
    Mesmo que a tripulação colocasse o avião na pista, eles enfrentariam mais problemas. SERIA NECESSÁRIO PARAR O AVIÃO NA PISTA SEM O AUXÍLIO DOS REVERSORES.

    Às 06:45 , a aeronave cruzou a cabeceira da pista 33 a cerca de 200 nós OU 370 KM/H, e tocou o solo com força a 314 metros mais adiante, e saltou de volta ao ar. No segundo toque estava a 853 metros da cabeceira e a frenagem máxima foi aplicada.
    A aeronave parou a 732 metros do final da pista com 8 pneus estourados. Quando parou, pequenos incêndios começaram na área das rodas do trem principal esquerdo, mas esses incêndios foram imediatamente extintos pelos veículos de resgate que estavam em posição para o desembarque E SÃO PROJETADOS PARA DISSIPAR A ENERGIA EM FORMA DE FOGO SEM COMPROMETER O TREM DE POUSO.

    Com 153 toneladas de peso e planando por 20 minutos, Air Transat 236, foi o pouso planado da aeronave mais pesada e o voo planado mais longo de um avião comercial já registrados.


    ✅ Gostou desse vídeo?
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

    OBRIGADO POR ASSISTIR LITO SOUSA EM MAIS UM VÍDEO DO AVIÕES E MÚSICAS
    Lito Sousa é mecânico de uma grande cia aérea a mais de 35 anos e agora piloto formado trabalhando desde 1986 com aviões comerciais. Como um amante da boa música, Lito Sousa criou o seu canal do BRcall para compartilhar com mais pessoas a paixão por aviões e também música.
    Todos os dados e conteúdos deste vídeo são escritos e revisados por Lito Sousa além de toda equipe do canal Aviões e Músicas para que o melhor conteúdo possível chegue para você. Não deixe de seguir o Lito Sousa também nas outras redes sociais.

    ✍️ Deixe seu comentário
    📢 Compartilhe com os amigos
    ✈ O Canal Aviões e Músicas foi feito para descomplicar a aviação e complementar as informações do blog www.avioesemusicas.com

    ✈ Seja Membro do Canal Aviões e Músicas: bit.ly/ApoiarCanal
    ✈ Loja do Aviões e Músicas: bit.ly/LojinhaAeM
    ✈ Livro do Lito Sousa: bit.ly/livrosDoLito
    ✈ Contato Comercial: comercial@avioesemusicas.com
    ✈ Escreva para o Aviões e Músicas: Caixa Postal 3008
    CEP 07190-972 - Guarulhos/SP

    Mídia Social
    ✈ Twitter: @avioesemusicas
    ✈ Instagram: avioesemusicas
    ✈ Facebook: avioesemusicas

    ✈ Faça parte do único clube de assinaturas sobre aviação: www.aerobook.club/

    Vídeos novos toda Quinta e Domingo às 12h00 ou um Extra a qualquer dia.

    ✈ Apresentação e adaptação: Lito Sousa
    ✈ Produção executiva e direção geral: Mila Seidl
    ✈ Produção e captação: Ana Beatriz Reis
    ✈ Edição e finalização: Marco Hartmann
    ✈ Roteiro: Chila Bauer
    ✈ Marketing digital: Bruno Triaquim e Larissa Alves
    ✈ Produção e mídias sociais: Natã Romualdo
    ✈ Vinheta de abertura: Maurício Duarte / Ivo Duran (@ivoduran)
    ✈ Motion graphic: Sergio Marques

    Disclaimer: “The views expressed in this video are my own. They have not been reviewed or approved by United. I do not speak for United.”

    "Os pontos de vista aqui apresentados são apenas meus e não foram revistos e aprovados pela United. Eu não falo em nome da United."

    Publicado em 2 meses atrás

    Comentários

    1. Leonardo Campos Otavio

      Quero te dar os parabéns pelo seu esforço e dedicação em fazer esses vídeos. Você explicando e falando sobre os elos das correntes se unindo até o acidente ficam muito bem explicado e de muito ordena. Meus parabéns novamente e continue com vídeos neste formato de narrar os acidentes.

    2. Lucas Dionizio

      Tooop essa história 👏👏👏

    3. Andre Torres

      Algumas peças são transplantada para o outro motor.

    4. Bernardo Figueiredo

      vamos ficar obesos de tanto comer macarrão Lito.. maratonando vídeos do canal, bora ser fits....rs

    5. Carlos Lysias Brossi da Cunha

      Não bastaria serem pilotos, mas sim peritos.

    6. Lucas Farias

      Bom seria se todos os vous tivesse a companhia do Lito

    7. pedrao420

      por isso só viajo de bike!

    8. Marinho Angelo

      Ribeirão preto à Goiânia.

    9. Marinho Angelo

      O meu primeiro vôo foi num Passaredo.

    10. Marinho Angelo

      Eu precisava saber de tudo isso, quando voei a primeira vez. Valeu Ligo.

    11. Luiz Eduardo Cavalcanti Barros

      5:23.É COMO SE FOSSE TROCAR O MOTOR DE UM CARRO HOJE. VEM SÓ O BLOCO, MAS DIREÇÃO HIDRÁULICA, COMPRESSOR DO AR, CAIXA DE MARCHA, ALTERNADOR FICA O DO MOTOR ANTIGO. CASO COMPATÍVEL.

    12. Francisco Leite

      Assistindo o vídeo em São Miguel, Açores! Abraço 💙

    13. Ruan Guimarães

      Esse piloto e foda

    14. Lourival Antonio

      Wonderful

    15. Cicero Lima

      C os aviões planan pq o da Chapecó não plantou?

      1. José

        Ele planou, mas o piloto baixou os flaps e o trem de pouso, consequentemente sua razão de planeio diminuiu. Se eles não tivessem feito isso, o avião chegaria até a pista tranquilamente.

    16. Giovana Inacio Guimaraes

      Oi. A Gol está oferecendo passagens no programa de milhas pela AirEuropa. Nunca ouvi falar dessa empresa. Sabes alguma coisa?

    17. Janete Siqueira

      Não, ainda com muito medo 😱😱😱

    18. vênus.

      Que bom que deu tudo certo no final 💞

    19. David Souza

      Quando eu for viajar de aviso, vou pedir pra esses pilotos levar o avião. Slk mano , q habilidade e competência q Deus os guarde e toda sua família.

    20. Charlton Borges

      Que história boa sobre aviação

    21. humberto pomini

      Tem que mudar o nome para: aviões e propaganda kkkk

    22. Marcos Valerio

      Só o fato das máscaras caindo minha alma ja tava longe faz tempo kkkk

    23. Felipe Nascimento

      Esse episódio é um dos melhores do seu canal. Perfeita didática e muito conhecimento técnico. Estou fazendo um curso de Mecânico de Aeronaves, espero um dia chegar perto do seu nível de conhecimento. Muito obrigado pelo conteúdo, Lito. Você é incrível!

    24. André Turismo, Porto Seguro

      A história começa em 2:50

    25. Thiago Luppi

      13:49 Lito por que usar altitude em metros? As pessoas que seguem seu canal curtem aviação e muitos simulam. Quando você fala isso a gente fica sem conseguir estimar. Acho isso uma puta falta de consideração com quem realmente faz o canal acontecer.

      1. tupi corisco

        Pois é. Aí, quando ele fala em pés, milhas náuticas e kt, vem a turma que reclama que estamos no Brasil, que "não somos obrigados a conhecer essas medidas", etc. É difícil agradar a todos. :-)

    26. José Aldenor Nunes Cunha

      Meu amigo Lito ! Gostei da camiseta. Vou lá na loja.

    27. Hannah Finholdt

      Lito vc acaba com a minha disciplina...rsrs Nem organizo tudo aqui e já venho assistir seus vídeos... Me sinto abduzida...kkk Essa história me deixou aliviada e feliz por todos se salvarem. Que alívio! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

    28. dj7oya

      Prato de macarrão às 3 da manhã?

    29. Alcion Falcao

      Eu desligaria o último motor quando tivesse uns 2oo kg de combustível, assim ligaria novamente o motor para fazer a aterrisagem. Este combustível serviria também caso o avião estivesse muito baixo antes de pousar.

    30. Tamer Salmem

      Uma dúvida: os pilotos não ficaram cientes da manutenção 'problemática' nos periféricos do motor direito? O 'jeitinho' (torção da linha hidráulica) não seria algo a se reportar em algum relatório? Mesmo sem procedimentos à época, teria sido muito mais intuitivo aos pilotos desconfiar de um problema neste motor a um problema no tanque. Parabéns pelo canal, vou assistir a todos os episódios!

    31. Douglas

      18:45 Sou pobre, por isso vou pegar meus pertences

    32. Gislaine Pinheiro

      Não tenho tanto medo de voar .. nunca me interessei por aviões.. mecânica ou aviação.. Mas adoro ouvir o Litoral falar 😅

    33. BrEdu77

      Bom, aquele canal "Aero Por Trás da Aviação" fez um vídeo simulando um Airbus pousando sem combustível e a simulação ficou igualzin esse fato aí!!

    34. Te atualizei

      Eu sou aquele tipo de pessoa que dá vexame toda vez que voa de avião. Na primeira mínima turbulência eu corro para as comissárias até q ela me jure de pé junto que o avião não vai cair. É irracional. Queria agradecer pelo conteúdo do canal. Ver que aviões não caíram com os motores apagados diminuiu meu medo em 2% rs. Mas já diminuiu! A meta é menos 20% para conseguir ficar sentada na primeira chacoalhada hahahaha. Parabéns pelo canal, pela didática e carisma!

      1. Loanf8954

        Eu em velho doido

      2. Fabiano Silva

        @Loanf8954 vc so repete igual um papagaio oq foi posto na sua cabeça. Nao somos gados nem robôs. Acorde!

      3. Loanf8954

        @Fabiano Silva mano eu n entendo essas pessoa que fica gadando perfil fake

      4. Fabiano Silva

        @Loanf8954 que dó de vc

      5. Loanf8954

        Mds o tanto de gado

    35. Antoniomorais322

      As vezes eu não comento por que não dá tempo eu emendo uma história na outra... Só não dá pra ser membro ainda 🤪 mas sou seu fã...😃👍

    36. Antoniomorais322

      Cara eu aqui na minha cama chego a querer capota e não posso fazer muito movimento pois estou acamado com hérnia de disco....

    37. Prof Léo Paim

      Fiz um vôo de salvador pra são Paulo e chegando próximo do aeroporto de Guarulhos senti como se os motores tivessem sido desligados e avião estivesse plantando (o barulho do motor reduziu muito, por isso a suspeita). Fiquei desesperado em silêncio, mas todo mundo parecia calmo, exceto eu. Então fiquei quieto, 15 minutos após o piloto anunciou que estaríamos pousando, o pouso foi bem tranquilo, nunca consegui sanar minha dúvida se aquilo foi um procedimento normal ou se houve algo de diferente...

    38. Rafael Rodolfo

      Essa história tem filme😳?

      1. José

        Tem documentário, no mayday desastres aéreos.

    39. Marcio Miguel

      Parabéns Lito , o vídeo ficou muito bom, sempre bem explicado...!

    40. Reynaldo Cristiano

      👏👏👏

    41. Mauricio Ricardo Pinheiro

      Ao ouvir essas narrativas penso: alguns mecânicos de aeronaves pensam que estão reparando um fusca e não um avião...

    42. Mauricio Ricardo Pinheiro

      O melhor lado do Lito é a facilidade com que ele explica os fatos. Nem mesmo o NatGeo com o Mayday consegue ser tão claro e ilustrativo.

    43. Nilson Baron

      Sem os motores o avião ainda foi conduzido pelo piloto automático ou manual?

      1. José

        Manual

    44. Rafael Fernandes

      Resumindo independente dos problemas, os pilotos merecem aplausos 👏

    45. João Arriaga e Cunha

      Mandatório vem, de facto, do Inglês e é incorreto. Mas, compulsório também vem do Inglês e é tão incorreto como mandatório. A palavra realmente correra em português é obrigatório!!!!

    46. Kika Kika

      Adoro seu canal moro no japão eu e meu filho adoramos seu canal sempre assistimos antes de dormi 😊😊😊

    47. energy1of2the3future

      Neste caso os pilotos vacilaram muito, pois deveriam ter desconfiado que o vazamento era na linha de combustível! Acredito que deve ter sensores de preção nas linhas, se tivessem olhado isso teriam descoberto o problema!

      1. José

        Eles tem que seguir os procedimentos dos checklist, e nessa época não tinha como saber se era vazamento nos tanques ou motores.

    48. Mix Chanel JT

      Simplesmente linda a História, Lito você esta de parabens, sempre apresentando os videos com muito amor e conhecimento. Forte Abraço

    49. Renan Righetto lopes

      Maratonando o Canal

    50. Fabio Rezende

      Não entendi por que tem músicas no nome do canal

      1. José

        É porque ele não pode trazer as músicas por causa dos direitos autorais. O canal tem esse nome por causa do blog, que também se chama dessa forma. Ele gostava de aviões e músicas, por isso criou assim.

    51. André Rodrigues Rodrigues

      Poxa para um bom entendedor para quem tem medo de viajar de avião, um acidente aéreo, e muito dificil de acontecer como Lito falou q avião não despenca do céu !

    52. Laurence Silva

      Lito nós te amamos

    53. Natanael Carvalho

      gande professor lito.

    54. Thais Karina

      Como ele adivinhou que estou assistindo comendo macarrão?!? 😂😂😂

    55. Doctor

      Adorei!

    56. Brito de Wagner

      Lito, o do Boeing 747 da British Airways em 1982 não foi com a versão -400, mas sim com a -200. A versão -400 foi lançada, salvo engano, em 1989 com a Northwest Airlines como cliente lançadora, inclusive com um jato que era um protótipo de testes.

    57. Rafael Araujo

      Cada vez fico mais apaixonado pela aviação

    58. Rafael Araujo

      Parabéns pra tripulação está estória mais linda que já vim

    59. Rafael Araujo

      Como faço pra comprar uma camisa desta que voce tá vertido

    60. Evandro Santos Vieira

      Nossa q canal legal parabéns!

    61. Gladstone Beltrao Neves

      deus me livre!!!!!!

    62. Iranildo Alves

      O Problema não é perder os motores em voo kkk E sim na Decolagem

    63. Ricardo Tabone

      Mas, em matéria de voos comerciais planados sem moteres, nós no Canadá somos imbatíveis! Os dois voôs mais longos são nossos!

    64. TOBERRI SENATU

      Vamos falar da Claro Internet fixa.. É uma porcaria vende o que não entrega. Vamos divulgar.

    65. Andressa Marcello

      Que história!!!

    66. Francisco Sousa

      Ao mesmo tempo que houve todo vacilo por conta dos mecanicos, que maestria dos pilotos para pousar este avição. Sensacional. Parabéns.

    67. Karin Romano

      Tinha Pavor, agora só tenho pânico!! 😂🤭

    68. M Marques

      Top

    69. Roberto Dias

      que situação

    70. ESAÚ PEREIRA DE VARGAS

      Lito acompanho seu canal e gosto muito, mas hoje tenho que dizer: não acredito no que vc esta dizendo dos mecânicos,que entortaram os caninhos da hidráulica até eu em minha burrice infinita e falta de conhecimento pensaria imediatamente na pressão aproximando. Não é possível... Quando eu estava vendo vc falar fiquei pensando, não eles não fizeram isso, e no final vc disse que fizeram. Ninguém é tão ignorante.

    71. Yvis Edraye

      Nossas vidas nas mãos de profissionais desconhecidos... Por conta de manutenção diversas vidas podem se perder e nem sempre há o que fazer. Complicado.

    72. Milton Glória

      Muito bom. Gostei.

    73. Anaeldes Sepulveda

      Essa camiseta linda, com instrumentos, que você usou durante o comercial da Aero Flix, onde é encontrada? Não encontrei na loja.

    74. Mundo Devs

      Não vai demorar muito vão usar o motor só pra decolagem 😂🤣. Brincadeiras a parte 😊

    75. antonio junior

      Uaaau, vi o vídeo aleatório pelo BRcall e me apaixonei pelo canal rsrs... Ganhou mais um inscrito mano, eu sou apaixonado por aviões, desde dos monimotores, caças até os antonov kkkk. Um forte abraço!

    76. David Souza

      Mds do céu lito...esses pilotos merecem um lugar garantido no céu

    77. Mario luiz Silva Mendes

      Gosto muito de TUAS esplicaçôes para um leigo como eu. Graçias. Vou me inscrever.

    78. Cláudio Senna Hungria

      Lito você que técnico de mecânico de aeronave Porque os motores tem tantos tubos mangueiras tubulação encanamentos que chega a dar medo só de ver lklkk Qual é a finalidade de cada um faz um vídeo especial

    79. Paty zitak

      Adorei o está história , todos sobreviveram !!!!

    80. Caio e os aviões

      Prato de macarrão kkkkkkk

    81. Gesiany Santos

      Esse lito é muito inteligente

    82. Melanie Souza

      História com final feliz. Eu lembro me disto como se fosse hoje !!

    83. André Isepon

      Ou seja fizeram uma gambiarra braba ! Filhos da ...

    84. Marinho Angelo

      Excelente história. A maioria dos seres humanos são gente boa. Uma minoria são filhos do diabo.

    85. Bruno Prado

      Era arroz, feijão e frango frito. Errrooouuu!!!

    86. paulo victor

      arrepiadante, que história fantástica. Verdadeiro heróis.

    87. Pedro Fernandes

      Algo me diz que o A330 tem maior envergadura de asa que um 747, e aliado ao menor peso tem mais probabilidade de planar. Tenho observado que esse modelo da Airbus são dos mais suaves na aterragem, se não estou em erro, pena este ter de aterrar sem os motores, q ficou com o trem danificado.

    88. Dou-lhe uma Na Cara

      É amigos avião deu pau ja era, vc morre.

      1. José

        Mas ninguém morreu nesse voo. E depende muito do problema, visto que a maioria teve melhorias do passado, então, hoje em dia, é muito mais difícil acontecer o mesmo. Por isso nunca vai ver o mesmo acidente duas vezes.

    89. Luh Almeida

      Ah amo teus vídeos, tuas explicações, tudo show!!! ❤️ Só fico esperando aparecer o link qdo vc aponta pra cima e não aparece rsrs

    90. Luh Almeida

      Vc teria algum vídeo sobre os piores atendimentos e conforto das aviações? Viajei pela primeira vez (um sonho) em 2019 indo para Itália pela Alitalia. Foi um pesadelo com comissários sem educação, não falavam português e nem se esforçavam para entender o que queríamos, poltronas muito desconfortáveis (classe econômica), um terror de viagem. Mas gostaria de saber o q mais a Alitalia é ruim. Fiquei pasma com o péssimo serviço. Será q todas são assim?

    91. Braz Paulo

      Show demais 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

    92. Augusto Viug

      Gostei dessa camisa com head up display. Vocês vendem no canal?

    93. abmael ribeiro

      Excelente produção de video. PArabens. Alô amazon netfix cadê a série desse cara? PAraben a equipe. Vcs sao D+

    94. Waldeci Tagua

      História massa demais

    95. Frases & Poemas

      Vim do Futuro: O Projeto Artemis falhou por completo. Uma catástrofe mundial por conta do lixo espacial irá abalar a humanidade em 2024 , vai ser difícil, A SpaceX vai montar missão para salvar a humanidade da regressão tecnológica que houve por conta do desastre espacial mas vai cobrar caro pra geral, governos vão implorar por uma ligação nos seus satélites !! Se prepara, aguenta firme. Confere mais lá no canal !! Em breve darei mais spolier do futuro !!

    96. Fred Melo

      Esse cara falando dá até sono 😂 Misericórdia, tenho paciência não!!!

      1. Fred Melo

        @corisco tupi Como vou sair se nem entrei?🙄

    97. Lari P

      Muito top 😄

    98. Orlando Henrique Carvalho

      Havia saída de emergência na cabine de comando? Lembro-me de, no acidente do Varig em Orly(?), único passageiro sobrevivente, mesmo queimado, ter conseguido sair a partir da cabine de comando: Saída de emergência ou janela?? Também pessoal de comando conseguiu sair!! Vi semelhança nesses dois acidentes(Orly e Riad), daí a pergunta!!

      1. José

        Tem um machado na cabine, que pode ser usado para quebrar o vidro, e junto com uma corda de emergência, pode ser usado para sair em casos desse tipo, ou seja, fogo. Mas geralmente os pilotos vai pelas saídas de emergência mesmo, caso não tenha obstáculos.

    99. Diego carlos

      Perdi 100 neurônios vendo esse video

    100. wereda10

      Como sempre a merda do ser humano fazendo coisas por conta, se não pode fazer sem manual, pq faz? odeio avião não por causa deles, mas por causa das pessoas que estão no comando, nunca se sabe o que aconteceu antes do bicho subir.

      1. José

        Você está bem enganado! Todos os pilotos são bem treinados e o checklist serve para justamente evitar erros humanos, caso o piloto se esqueça de alguma coisa. Até porque, ninguém conhece o avião melhor que o próprio fabricante. Os checkslist são imensos e necessita de muita atenção, então ninguém seria capaz decorar tudo aquilo, até porque ninguém é um robô.